Anti capacitismos! Pró acessibilidades! \o => link

.

PRIMEIROS SOCORROS!

PRIMEIROS SOCORROS!
-
#Tonturas/vertigens/pressão no crânio, dores no rosto/nos olhos/nos membros e articulações, falta de ar, quedas, desfalecimentos, fraqueza e dormências, contrações musculares ou paralisia/enrijecimento de alguma parte do corpo, dificuldades de fala, dificuldades visuais, etc???
-
#Em caso de SURTOS OU CRISES DE MAL-ESTARES, as/os cuidadoras/es devem manter serenidade, pois cargas de stress pioram muito os sintomas! Também, deve-se prestar muita atenção às queixas e sinais que a/o paciente emite!



 #Alivia-se a pessoa portadora com:

  • muita traquilidade e atenção amorosa;

  • repouso em local fresco e arejado, evitando-se também esforços de acordo com o limite de cada paciente;

  • eliminação de estímulos exaustivos como barulhos/luzes/cheiros fortes;

  • bastante hidratação e nutrição adequada se necessário;

  • atenção para uma respiração correta;

  • cuidado com a deglutição para se evitar engasgos ou asfixias;

  • deve-se inibir quedas e episódios afins, adaptando-se ambientes e dando-se auxílio nos movimentos;

  • massagens e exercícios fisioterápicos (com cuidado e se possível!!), em caso de dormências, rigidez e/ou dores, podem estimular positivamente a condução nervosa, relaxar o corpo e auxiliar a melhora;

  • lavar o rosto com água levemente fria, talvez também seja bom;

  • se a(o) paciente for socorrida(o) pelo serviço médico de emergência ou for levada(o) ao Pronto Socorro, é importante que a família explique tudo com clareza, também que porte laudos e relatórios médicos que expliquem o diagnóstico e as condutas, pois é comum que a maioria dos profissionais de saúde não saibam muito ou se equivoquem sobre E.M. e outras doenças raras, o que gera um sem número de contrangimentos para portadoras/es e família, infelizmente!

  • Para os sintomas, utilizar apenas os medicamentos prescritos pela(o) médica (o) responsável! Cuidado para com alergias e reações adversas!
    # Situações de stress, sobrecarga psíquica e/ou emocional, esforço físico demasiado, muito calor (que bloqueia a condução nervosa!!) e exposição a doenças, podem ser fatores que desencadeiam surtos, devendo ser assim evitados na medida do (im)possível! 
    Variações bruscas de temperatura, inclusive para muito frio, podem gerar mal estares como contrações musculares, dores várias e espasmos... E.M. pede por amenidades e equilíbrio!
    -
    #É necessário alteridade e tolerância, a vida com E.M. traz outro tempo, outro espaço... compreendamos: "Os sintomas variam de pessoa para pessoa, podem ser leves ou severos, e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível, sendo que muitos tornam-se permanentes e contínuos!!
    -

    #Uma conduta adequada e cuidados médicos corretos quando necessário, são cruciais para se evitar sofrimentos desnecessários, sequelas e complicações!






    - Fisiologia neurológica by Pink e Cérebro! hahahaha :P

    - Vídeo explicativo sobre Esclerose Múltipla